quarta-feira, 29 de julho de 2009

Berri Txarrak - bascos que gostam de rock pesado


(foto: esq. Aitor Goikoetxea - baixo, meio Gorka Urbizu - vocal e dir. David González - batera)

Não se deixe levar pela cara de doido do vocalista. Se você gosta de barulho, e algo diferente do inglês, mas que não seja nórdico, nem alemão, Berri Txarrak (más notícias - em basco) pode te surpreender.

Vindos de Lekunberri (30 kms de Pamplona, Navarra - ESP), pode se dizer, que é uma das grandes surpresas do rock europeu nos últimos anos.

Desde o seu início em 1994, os garotos já queriam mostrar serviço. O trio formado inicialmente por Gorka Urbizu, Aitor Goikoetxea, Mikel 'Rubio' López e Aitor Oreja, vinham sendo requisitados pelo seu estilo, ao mesmo tempo agressivo e fora dos padrões.

O reconhecimento veio depois da gravação do seu 3° CD, Eskuak/Ukabilak ( algo como "Prender os punhos" em basco). A música "Biziraun" (sobrevivência), ganhou o prêmio Gaztea Saria, revista especializada em rock, de melhor música, do ano de 2001. Isso foi o bastante para a banda explodir fora de Euskal Herria.

2003 foi um ano chave para o grupo, com o lançamento do álbum "Libre ©". Graças à sua boa recepção no mercado, por uma modesta gravadora de rock, a GOR, Berri Txarrak, faz seu primeiro giro europeu, tocando no Reino Unido, na Dinamarca e na Alemanha.

Com este álbum, o mais hardrock de sua carreira, a banda ganha o prêmio de Melhor Banda Espanhola do ano, segundo a revista Rock Sound, e a rádio basca Euskadi Gaztea.

Músicas como "Denak ez du balio" (Que não vale tudo), com a participação de Tim McIlrath, da banda Rise Against, "Hil nintzen eguna" (Me lembro do dia que morri) e "Izena, izana, ezina" (Nosso nome, ser, e impotência), caíram no gosto popular, em toda a Europa e em alguns lugares do mundo.

Depois dessa turnê vitoriosa, o guitarrista Aitor Oreja, resolve abandonar a banda, por desavenças. Os outros três resolveram não substituí-lo e mergulharam de cabeça nos estúdios, para quem em 2005, voltassem com tudo no álbum "Jaio, Musika, Hil" (Nascimento, Música, Morte), seu último trabalho com a gravadora GOR.

Com o sucesso crescente, fizeram seu primeiro tour fora da Europa que durou 3 anos, tocando no México, Nicarágua, Estados Unidos, Taiwan e Japão, inclusive abrindo o Fujirock '08, o festival de rock mais importante da Ásia, emendando com shows do Rise Against na Europa, que duraram quase um ano.

Depois da saída de López, e a entrada de David González, o Berri Txarrak, fecha com a Roadrunner Records e Steve Albini (produtor de grupos como Pixies, Neurosis e Nirvana).

Parece que teremos mais novas, desta grande surpresa do rock, vindo de um lugar que as pessoas pensam que só se fabricam terroristas e carros-bomba. É pagar pra ver!

Aqui vai um clip dos caras. Denak ez du balio. Tirem suas dúvidas.. rsrs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário