quarta-feira, 29 de julho de 2009

Athletic: o sonho europeu.


Em poucas horas, o Athletic vai começar o sonho de disputar uma competição européia depois de 5 anos. Amanhã à tarde, será o primeiro time espanhol, à entrar na Liga Europa, que substitui a tradicional Copa da UEFA.

Entrará em uma roubada. Uma fase eliminatória. Terá que passar por duas dessas, para chegar à fase de grupos. A estréia será contra os suíços do Young Boys.

Mas os seus aficcionados estarão lá. Apaixonados. Soldados defensores de uma nação, que todos reconhecem. Menos a Espanha. Chamam de terroristas, por causa do ETA. Mas são poucos que são assim. No mais, um povo que tem orgulho de serem diferentes, de terem uma língua própria, uma identidade nacional distinta, que resiste há mais de 3 mil anos.

Vão, com certeza transformar a velha Katedral (o estádio San Mamés - primeiro estádio de futebol, construído na Espanha, em 1913), em um verdadeiro inferno rojiblanco.

Que os suíços não levem chocolates, pois com o calor da torcida, vão derreter em questão de segundos...

No mais, 18 jogadores, levarão a esperança de 2,2 milhões de pessoas, junto ao gramado por 90 minutos. E 111 anos de história em seus corações.

Boa sorte e que tudo dê certo em sua estreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário