terça-feira, 23 de março de 2010

Anjo triste de Zagreb (Tužan anđeo od Zagreb)



Primeira madrugada de primavera em Zagreb.
Deixe-me respirar, pela última vez, a brisa gelada e serena, do imortal Bora.
Caminho pela cidade sem ninguém, apenas por uma mistura, de dores e sonhos infantis
As pessoas comemoram o fim do inverno. Tenho vontade de chorar
As noites não serão mais tão frias. Minhas lágrimas, não mais se congelarão
Estou só..., apenas com uma garrafa de vinho, para manter-me acordado
Ouço risadas agudas, parecem navalhas a cortarem os meus pulsos feridos
Meus pés doem. Sou um amargo penitente, em buscas de respostas que só a noite pode me oferecer
A Lua cega-me, enfeitiça-me, entorpece-me. Traz a tona o meu passado, quando eu era feliz.
Vou até uma ponte. O Sava brilha vivente, como um menino segurando uma vela
Olha para as suas águas..., vejo a mim com 16 anos. O que os humanos fizeram comigo...?
Minhas lembranças são muito vagas, confusas. Por vezes, algo inacessível, muito distante.
Meus cabelos cobrem o meu rosto. Não quero que vejam o meu desespero...
Uma menina, de vestido branco e de chapéu..., será que ela olha pra mim?
Ou de alguma forma, compartilha das minhas angústias? Afinal, quem é ela?
O Sol já está nascendo, tão mortal e nocivo para mim, como a um vampiro
A cidade começa a acordar, depois de meses de hibernação coletiva
Finalmente a vejo, com todas as formas e cores. Serás uma enviada dos céus?
Uma pintura digna de um Goya, Velásquez, Renoir, ou quem sabe de Monet...?
Os ventos emolduram a sua face..., ela sorri. Mas vejo uma sutil tristeza
Parece sofrer..., mas o que será que tanto a perturba? O que tira a sua felicidade?
Eu poderia..., tentar devolver a sua alegria perdida?
Ainda estou muito ferido..., minhas cicatrizes estão se fechando, muito devagar.
Vejo marcas também em seu peito e em sua alma. Ela também precisa descansar...
Tudo se silencia. Amanheceu..., ela não está mais aqui
Mas o seu sorriso triste, está em meu coração e em minha cabeça
Tenho que ir embora ,mais irei voltar na próxima madrugada...
Para contemplar esse ser especial e quase "divino"...
Admirar seu riso, banhado pela lua croata.
Ver..., mais uma vez, o meu anjo...Anjo triste de Zagreb.

Escrito em 21/03/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário