segunda-feira, 21 de junho de 2010
Lágrimas
Existem vários tipos de lágrimas, pelos mais diferentes motivos.
Tem as que você derrama, quando está triste..,
Quando você precisa desabafar, algo enterrado...
Quando você sente a saudade de um amor, ou de alguém que se gosta...
Ou quando se sente que nunca mais se verá aquela pessoa.
Se chora quando se machuca. Mesmo a mais banal das quedas.
A dor faz com que o mais valente dos homens chore.
Além das lágrimas de uma vitória que se escapa entre os dedos.
Existem também as lágrimas, pelas boas coisas. Sim, elas existem.
Quando o seu time do coração ganha um campeonato...
Quando você sabe que vai ser pai, pela primeira vez...
Quando você está feliz, por algo muito especial...
Quando você vê um amor, do passado, ou alguém que não se fala há anos...
Se chora, de alívio, quando se sai de uma bela encrenca...
Além daquelas que você deixa escapar em um emocionante momento.
Muita gente acha que os homens não devem derramá-las, até nós mesmos achamos isso.
Pobre de nós, se somos os mestres delas...
Aprendemos com o tempo, que as lágrimas, são a resposta ao que vemos e damos ao mundo.
De bom ou de ruim, somos chorões por essência e natureza.
Não somos propriamente fracos, somos sim, emotivos...
Uma carta apaixonada faz muito homem chorar...
A partida de um grande amor também...
Quando um homem fala ao outro, que 'não se deve chorar', esqueça isso...
Pois aquele que fala algo assim, em algum momento já chorou, mais que muito menino assustado.
Elas vem pelo medo, por remorso, por mágoa, por angústia... mas também pela coragem, pela redenção, por uma expectativa...
Chorar é bom? A resposta é sim e não. Mas com certeza, quando não se tem nada a fazer, é conveniente.
O bom homem sempre chora..., por mais que deteste aceitar...
Quem chora é humano, passível de erros, a maquina mais perfeita, e a mais complexa...
Mas aquela gota não sai dos seus olhos, e sim do seu coração...
Benditos nós, chorões, que podemos fazer isso...
terça-feira, 15 de junho de 2010
Torcer pelo Brasil? PORQUE?
Chegou finalmente a Copa do Mundo. 64 jogos. Um campeão, em 11 de julho na África do Sul. 190 milhões de brasileiros, de todos os lugares, vão torcer pela seleção. Outros poucos, vão torcer contra. Eu sei um espectador.
Fico me perguntando, o que me levaria a torcer pelo Brasil, o que me faria ficar motivado. Não vejo nada extremamente motivador para fazer algo assim. Serei sim, apenas um espectador. Brasil, hexa ou não, não fará diferença. Os problemas continuarão os mesmos. O nosso país estará sempre em rota de colisão, com as coisas que foram plantadas, por nós, ano após ano.
Eu não consigo, achar algo que faça torcer por uma seleção ao qual não nos representa totalmente. Pessoas que estão tão longe de nós, a maioria delas joga na Europa, por causa disso, eu sinto que a seleção perdeu um pouco da famosa 'malandragem' que conquistou o mundo durante muitos anos. Hoje, não passa do famoso futebol 'burocrático' onde, a vitória vale, não importa como, mesmo embaixo de vaias.
Mas o que realmente me deixa mais triste, é que mesmo com o país mergulhado em tantos problemas, quando o assunto é Copa do Mundo, o brasileiro fica animado, enfeita as ruas, faz algo que poderia ser convertido em algo muito mais produtivo.
Durante o ano de uma Copa do Mundo, acontece um esquecimento coletivo (ou melhor de comum acordo), entre a população e seus responsáveis. O mendigo que pede trocado, some. A criança que chora de fome, não chora mais. Os viciados em drogas, que perambulam à própria sorte, viram fantasmas. A violência, não existe. Todos, todos se transformam em torcedores, cada um da sua própria maneira. As mazelas dos políticos são esquecidas, em troca de favores, como por exemplo uma tela de LCD, para hipnotizar os habitantes do 'País do Futebol'.
Pessoas como eu, que são contra isso, são taxados de malucos, ou de retardados. Dizem que todos os países tem problemas como os nossos ou piores, para justificar a sua própria passividade perante ao seu relaxamento. Então porque o Brasil é um país problemático, dane-se, os outros também são. É uma verdade que eu sempre desafio, porque não me conformo com a situação que vivemos, a situação que plantamos. O vento foi 'plantado', agora a tempestade, é colhida, arrasando tudo e, da-lhe banho de chuva.
Nos perdemos, em meio a nossa própria burrice. Ao nosso ópio, o futebol. Os problemas continuam ali, para serem resolvidos, mas, os responsáveis, acharam a desculpa para eles serem postos pra depois: a Copa do Mundo. A televisão infelizmente incentiva isso. Só se fala da competição, se esquece da violência, da corrupção, dos problemas da seca no Nordeste. Agora, tudo é festa. 190 milhões em ação.
Agora lanço o desafio. De que lado você está: dos que torcem a favor de 23 jogadores milionários, que a única coisa em comum, que eles tem conosco, é terem nascido no Brasil..., ou do lado de cada um que sofre nessa terra vítima, do descaso das autoridades, e do nosso próprio desleixo?
CONSULTE A SUA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA.
Assinar:
Postagens (Atom)