É impressionante, como apesar de tudo levar a crer, que o Rio de Janeiro, tanto cidade, como estado, não tem mais jeito, aprendemos que as vezes (somente as vezes) existem pessoas que saem das trevas, para denunciar os podres poderes reinantes.
A 'mídia formal', ainda mais no Brasil, se seduz de forma grotesca e mesquinha, à corrupção, ao dinheiro lavado de forma escancarada e, a favores que poderão ser cobrados em um futuro não muito distante. Com o advento e a popularização da internet, a chamada 'mídia independente' tem se fortalecido (tanto para o bem, quanto para o mal), se tornando uma tábua de salvação, para a 'lavagem cerebral de cada dia' auto-imposta pelas grandes cadeias de comunicação (acho que não preciso citar, né?)
Tenho acompanhado atentamente o trabalho de talvez, um dos mais 'famosos desconhecidos' da mídia independente carioca, fluminense e, porque não, brasileira. Mas, quando o conheci mais à fundo, mesmo nunca tendo visto pessoalmente, me identifiquei com um grande personagem de quadrinhos, e porque não, um dos mais injustiçados. E ambos, seguem a mesma profissão.
O que se sabe sobre Harvey Dent? Depois que eu vi o filme 'Batman, o Cavaleiro das Trevas', em que Heath Ledger roubou a cena como Coringa, o papel de Aaron Eckhart, como Harvey Dent, mostrou um lado que nem eu sabia: o de advogado criminalista, amigo de Bruce Wayne, batizado por ele, de o Cavaleiro Branco, ou o Cavaleiro da Luz. Uma pessoa que, era o cérebro da trinca composta por Batman, o Comissário Gordon (na época um detetive), que ajudou a colocar vários mafiosos e corruptos atrás das grades.
Este blogueiro, faz mais ou menos o mesmo trabalho, mas..., não tem um super herói e nem um chefe de Polícia ao seu lado. Apenas a tecnologia (uma câmera, um computador e uma ideia na cabeça), ao qual divulga de uma forma irônica mas, coesa e direta, os podres poderes, e os 'mandos' e desmandos, dos políticos cariocas e fluminenses. Chamando à luz da verdade, o que no fundo todos sabem: de que não há anjos, mas sim imensas, hipócritas e variadas aves de rapina.
Ninguém sabe ao certo se um dia, este trabalho será recompensado, ou com um 'Pulitzer' ou com um tiro na cara, em alguma viela escura. A única coisa que eu almejo, é que ele não se torne quem Harvey Dent se tornou.
Então, um brinde, não com um vinho francês, mas com uma bela cerveja, à Ricardo Gama, o 'Harvey Dent' carioca. Salut!
Blog do Ricardo Gama (este, eu recomendo): http://ricardo-gama.blogspot.com
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)